A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
O acompanhamento pré-natal é realizado através de consultas médicas periódicas durante toda a gravidez. Inicialmente, deve acontecer uma vez ao mês até o 7º mês. A partir daí, a cada 15 dias e por fim, semanalmente no último mês.
O pré-natal tem como objetivo a avaliação geral da gestante e do desenvolvimento do bebê para diagnosticar e tratar doenças que possam prejudicá-los, garantindo assim, o bom andamento da gestação.
Ele deve ser iniciado logo que a gravidez for confirmada e só termina com o parto. Os principais exames realizados são: hemograma, glicemia, classificação sanguínea, VDRL, HIV, hepatite B, toxoplasmose, rubéola, sumário de urina e ultrasonografia.
Outro aspecto importante é a alimentação. A gestante deve ter uma dieta balanceada, diminuindo a quantidade e aumentando a freqüência das refeições para evitar sintomas como náuseas, azia, tontura e ganho excessivo de peso. Além disso, é recomendado o suplemento vitamínico com ácido fólico no início e um polivitamínico no restante da gravidez para prevenir malformações fetais e problemas em seu desenvolvimento, como por exemplo, quando a mãe apresenta anemia.
A vacina anti-tetânica deve ser realizada em todas as gestantes que não estejam em dia com o calendário vacinal, bem como a contra gripe e hepatite B que também podem ser administradas sem risco para o bebê.
O uso de meias elásticas é outro fator que merece ser lembrado pois previne o surgimento de varizes e trombose, além de diminuir o inchaço nas pernas que tanto incomoda as gestantes.
Enfim, o pré-natal permite a avaliação de queixas freqüentes e esclarecimento de dúvidas que surgem no decorrer da gestação, fazendo com que esta seja conduzida de forma saudável e tranquila, reduzindo assim a chance de resultados desfavoráveis tanto para a mãe como para o bebê.
Autora: Dra. Isabella Carvalho - Ginecologista Obstetra
Nenhum comentário:
Postar um comentário